A rede Relações Internacionais e Marxismo (RIMA) convidam para o seminário virtual com o tema “Para onde vai o século XXI? Capitalismo global em tempos de pandemia”, entre os dias 13 e 17 de julho.

O capitalismo global passa por profundas transformações, que estão sendo intensificadas e aceleradas no novo contexto de pandemia do coronavírus. A pandemia, por um lado, evidenciou o fracasso econômico, político e ideológico do neoliberalismo, revelado particularmente nos sistemas de saúde privatizados e precarizados, na frágil condição do trabalho autônomo e informal e na centralidade da força de trabalho para movimentação das cadeias econômicas globais. Por outro, demonstrou papel dos Estados nacionais para garantir a continuidade das empresas e dos empregos e conduzir possíveis saídas da crise. Vivemos em tempos de profundas incertezas sobre como será o mundo no século XXI após a pandemia. Estaríamos vivendo o fim da globalização neoliberal? Qual o papel da China e de outros países não-ocidentais na formação de uma ordem internacional alternativa? Que papel assumirão os Estados nacionais na nova economia que surgirá? Como se darão as pressões sobre o meio ambiente e a natureza na economia mundial no século XXI? Quais serão os efeitos de uma nova onda de militarização e nacionalismos para a ordem multilateral ainda existente? Como as classes trabalhadoras e precarizadas enfrentarão as mudanças estruturais no capitalismo no século XXI? Que papel poderá assumir o Brasil nas novas configurações de poder mundial?

O evento foi organizado por professores vinculados ao LIERI/UFRRJ, LEHC/UFRJ, Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias/PUC-Minas, GLOPOLI/UFBA e ao programa de pós-graduação em Economia Política Mundial/UFABC.

O evento será transmitido pelo Youtube, no Facebook e no Instagram.