Seminário virtual RIMA: Para onde vai o Século XXI?

A rede Relações Internacionais e Marxismo (RIMA) convidam para o seminário virtual com o tema “Para onde vai o século XXI? Capitalismo global em tempos de pandemia”, entre os dias 13 e 17 de julho. O evento foi organizado por professores vinculados ao LIERI/UFRRJ, LEHC/UFRJ, Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias/PUC-Minas, GLOPOLI/UFBA e ao programa de pós-graduação em Economia Política Mundial/UFABC.

O capitalismo global passa por profundas transformações, que estão sendo intensificadas e aceleradas no novo contexto de pandemia do coronavírus. A pandemia, por um lado, evidenciou o fracasso econômico, político e ideológico do neoliberalismo, revelado particularmente nos sistemas de saúde privatizados e precarizados, na frágil condição do trabalho autônomo e informal e na centralidade da força de trabalho para movimentação das cadeias econômicas globais. Por outro, demonstrou papel dos Estados nacionais para garantir a continuidade das empresas e dos empregos e conduzir possíveis saídas da crise. Vivemos em tempos de profundas incertezas sobre como será o mundo no século XXI após a pandemia. Estaríamos vivendo o fim da globalização neoliberal? Qual o papel da China e de outros países não-ocidentais na formação de uma ordem internacional alternativa? Que papel assumirão os Estados nacionais na nova economia que surgirá? Como se darão as pressões sobre o meio ambiente e a natureza na economia mundial no século XXI? Quais serão os efeitos de uma nova onda de militarização e nacionalismos para a ordem multilateral ainda existente? Como as classes trabalhadoras e precarizadas enfrentarão as mudanças estruturais no capitalismo no século XXI? Que papel poderá assumir o Brasil nas novas configurações de poder mundial?

O evento será transmitido pelo Youtube, no Facebook e no Instagram.

Maddison Project

O projeto Maddison foi iniciado em março de 2010 por um grupo de pesquisadores próximos de Angus Maddison, que se reúnem na University of Groningen (Holanda) com o objetivo de continuar o trabalho de  Angus Maddison que mediu o desempenho econômico para diferentes regiões, períodos e subtópicos. Este autor estimou a evolução econômica e demográfica desde o ano 1 DC até 2003.

A base de dados do Projeto Maddison, no link abaixo, baseia-se no conjunto de dados originais de Angus Maddison. As estimativas originais são mantidas intactas, e somente revisadas ou ajustadas quando há mais e melhores informações disponíveis. O conjunto de dados final inalterado de Angus Maddison permanece disponível na Página Inicial do Maddison Original . A versão atualizada do conjunto de dados original Maddison foi disponibilizada em janeiro de 2013. A atualização incorpora grande parte das últimas pesquisas no campo e apresenta novas estimativas de crescimento econômico no mundo econômico entre 1 AC e 2010.

Base de dados: http://www.ggdc.net/maddison/maddison-project/data.htm

Outros textos publicados pelo projeto disponíveis em:http://www.ggdc.net/maddison/maddison-project/orihome.htm

 


 

Eventos anteriores:

I Colóquio Relações Internacionais e Marxismo – 30 de novembro a 02 de dezembro de 2016

I Encontro de Economia Política Internacional da UFRJ – 11, 12 e 13 de maio de 2016

Palestras de lançamento do primeiro Boletim de Conjuntura do LEHC – 12 e 14 de abril de 2016

Seminário Economia Política Contemporânea, Estado e Crise: Novos Alinhamentos Mundiais e as Alternativas da América Latina – 30 de setembro a 02 de outubro de 2014