Coordenador: Carlos Eduardo Martins (Lattes)

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFRJ, Professor do Quadro Permanente do PEPI/UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional), Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia (LEHC), Pesquisador do GT de Integração Regional e do GT de Estudos sobre Estados Unidos do CLACSO. É membro do CONSUNI/UFRJ desde 2014. Detentor dos Prêmios Jabuti de Livro do ano não-ficção 2007 e de Livro de Ciencias Humanas 2007. Foi pesquisador do IPEA no projeto Governança Global e a integração na América do Sul em 2010-2011 e da REGGEN – Catedra sobre Globalização e desenvolvimento sustentável da UNESCO/UNU – entre 2000 -2012 e também coordenador do GT sobre Integração Regional de CLACSO de 2011-2016. É autor de Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina (2011) publicado pela editora Boitempo. Tem experiência na área de Sociologia e Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, sistema mundial, dependência, hegemonia e globalização.

Vice-Coordenador: Carlos Serrano Ferreira (Lattes)

É chefe do departamento de estudos latino-americanos do Instituto para o Desenvolvimento Inovativo (Институт Инновационного Развитияm de Moscou), vice-coordenador e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC – UFRJ) e pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudo em Relações Internacionais (Lieri – UFRRJ). Foi durante dois anos professor substituto no departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (Portugal), é mestre em Ciência Política, na variante Cidadania e Governação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal), com especialização em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro, Brasil), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil) e jornalista com registro profissional no Ministério do Trabalho número 35815/RJ. Foi pesquisador e secretário-executivo adjunto da Cátedra e Rede Unesco/UNU em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN). Tem experiência na área de Sociologia e Política, com ênfase em Relações Internacionais e Integração, atuando principalmente nos seguintes temas: Europa, Ucrânia, dependência, hegemonia e globalização.

Pesquisadores

Wilson Vieira (Lattes)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1996, mestrado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-UNICAMP) em 2000 e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP) em 2010. Foi pesquisador colaborador e realizou pós-doutorado no Departamento de Sociologia do IFCH-UNICAMP entre 2010 e 2012. Foi professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) entre novembro de 2012 e agosto de 2014. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui trabalhos e desenvolve pesquisas na área do pensamento econômico e social brasileiro e latino-americano, especialmente nos temas nação e relação entre desenvolvimento e subdesenvolvimento.

Heitor Silva (Lattes)

Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente faz Pós-Doutorado em Desenvolvimento Econômico na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Cátedra em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, sob a supervisão de Theotonio dos Santos. É pesquisador assistente do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Laboratório Estado, Sociedade,Tecnologia e Espaço da UFRJ. Tem experiência em Docência no ensino superior, como professor da Faculdade de Administração de Empresas no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Econômicos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, favela e desenvolvimento local.

Renata Bastos (Lattes)

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da área de Administração Pública – Evolução Histórica e Realidade Atual da Administração Pública no Brasil. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014), com o projeto ?O pensamento educacional brasileiro e a gestão democrática na escola: uma breve experiência?. Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2012), com a pesquisa sobre Caio Prado Júnior na política 1947-1948. Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1998), quando examinou os antecedentes da crise de 1929 através dos escritos dos pensadores José Carlos Mariátegui e John Maynard Keynes. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) Colabora para o Centro de Estudios La Mujer en la História de América Latina. Faz parte do conselho consultivo da Cátedra Mariátegui. É membro fundador da International Gramsci Society do Brasil (IGS/Brasil). Possui experiência na Gestão Pública na Secretaria de Educação Municipal de São Gonçalo e Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.


Coordenador: Carlos Eduardo Martins (Lattes)

Vice-coordenador: Carlos Serrano Ferreira (Lattes)

Pesquisadores:

Wilson Vieira (Lattes)

Heitor Silva (Lattes)

Renata Bastos (Lattes)

Colaboradores:

Joana das Flores (Lattes)

Bernardo Salgado (Lattes)

Camila Oliveira do Valle (Lattes)

Isis Camarinha (Lattes)

Auxiliares de pesquisa: 

Pedro Martinez (bolsista), Yasmin Carpenter e Vitor Knaak